É muito comum que a falta de dados financeiros atrapalhe a busca por crédito. Afinal, quando não conhecemos bem uma pessoa, provavelmente não emprestaremos dinheiro a ela, concorda? Atenta a isso, a Serasa desenvolveu uma nova funcionalidade: a Conexão Bancária.
Com ela a Serasa pode conhecer melhor seus hábitos financeiros e adicionar dados que poderão ajudar você a conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e outros.
Importante
Você pode conectar apenas contas correntes de pessoa física. Contas empresariais (de pessoa jurídica) ainda não estão habilitadas.
Siga conosco para entender melhor os benefícios desse recurso gratuito e 100% online.
Benefícios da Conexão Bancária
Conectar a conta bancária à Serasa beneficia principalmente consumidores sem histórico de crédito (ou seja, que não utilizam cartão de crédito, contratos de empréstimo ou financiamento, etc.). Isso porque, com a conta conectada, a Serasa tem acesso a pagamentos de contas básicas e movimentações financeiras que não são enviadas ao Cadastro Positivo, por exemplo.
Quais dados são compartilhados com a Serasa?
Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa terá acesso, em modo leitura, aos dados de sua(s) conta(s) bancária(s), que podem ser as contas de depósito à vista (conta-corrente) ou a prazo (poupança), contas-salário, contas de pagamento, cartão de crédito e/ou outros instrumentos pré-pagos ou pós-pagos junto a instituições financeiras, de pagamento ou semelhantes. Os dados a serem coletados são:
- Dados cadastrais: relacionados à(s) conta(s) bancária(s), tais como nome, CPF, código do banco, número da conta, agência, número do cartão, titularidade da conta, entre outros, que poderão ser diferentes a depender de cada instituição. Incluem-se também os dados relacionados ao cadastro do consumidor junto à instituição. Os dados cadastrais também podem incluir dados de contato, ou seja, aqueles utilizados para entrar em contato com o consumidor, tais como números de telefone e endereços de e-mail ou endereços residencial ou comercial.
- Dados transacionais: dados acessados na(s) conta(s) bancária(s) que detalham informações financeiras, como extrato da conta-corrente, informações da poupança, transações na conta salário, cartão de crédito, limites de crédito, valor das faturas, transações bancárias, de investimentos, de pagamentos e recebimentos, contas e boletos cadastrados, natureza e categoria de despesas, cheque especial, crédito, empréstimos, financiamentos, investimentos e produtos contratados.
Mais informações:
- A Serasa não coleta nem solicita informações que permitam realizar transações em sua conta. O acesso à conta se dá em modo leitura e não há nenhum envolvimento de um humano nesse processo.
- Todo o processo é realizado em ambiente seguro, seguindo rígidos protocolos internacionais de segurança.
- A conexão de conta é opcional (é somente feita com seu consentimento) e poderá ser excluída quando você quiser, sem burocracia. Essa funcionalidade atende à legislação vigente, como a LGPD e a Lei do Sigilo Bancário.
Como fazer a Conexão Bancária
O processo é simples e 100% online. Confira o passo a passo.
1) Acesse o site da Serasa e faça o login com CPF e senha.
2) No campo Conecte suas contas bancárias, clique em Saiba mais. Lá você verá também quais instituições estão elegíveis para a conexão. Selecione as contas que você deseja conectar.
3) Preencha os campos com seu nome de usuário da conta-corrente e a senha do app do banco. Depois clique em Li e aceito os Termos de Uso.
4) Agora a conexão será feita. Ela poderá demorar alguns minutos a depender da quantidade de informações, mas não se preocupe, não é necessário permanecer na tela enquanto a conexão é finalizada. Você poderá acessar outros sites enquanto isso.
Observação: alguns bancos podem solicitar autenticação (token) por e-mail ou SMS, ok? Além disso, é possível que, ao longo do tempo, o banco solicite a atualização da conexão. Caso isso ocorra, a Serasa solicitará que o consumidor digite um novo Token de acesso na próxima vez que entrar no site ou app da Serasa.