Crediário é uma forma de crédito utilizada para uma compra. Em geral permite maior número de parcelas que um cartão, normalmente limitado a 12 parcelas no máximo (embora alguns bancos já permitam compras em 24 parcelas ou mais).
Normalmente essa modalidade de crédito é oferecida por grandes redes do mercado de varejo (lojas de departamento, móveis, eletroeletrônicos, entre outras) e pode cobrar juros máximos de 1% ao mês, ou 12% ao ano.
Já o financiamento é um contrato de crédito com destinação específica dos recursos tomados, como aquisição de veículo ou imóvel, por exemplo. Geralmente o financiamento tem algum tipo de garantia, como alienação fiduciária* ou hipoteca**.
* Alienação fiduciária: utilização de um bem ou propriedade como garantia de pagamento de um empréstimo. É um instrumento bastante usado em financiamento de imóveis, por exemplo, em que o próprio imóvel financiado é colocado como garantia de pagamento das prestações.
** Hipoteca: forma de garantia de pagamento de crédito em que a pessoa interessada coloca um imóvel como garantia de pagamento do empréstimo ou financiamento.