As consultas ao CPF são um fator de influência no cálculo do Score, mas, mesmo quando o Score tem alguma oscilação negativa após uma consulta (nem sempre isso acontece), esta geralmente permanece por um curto período. Com o tempo as consultas deixam de influenciar negativamente a pontuação.
Além disso, é muito importante você saber que no longo prazo essa medida tende a impactar negativamente sua pontuação de crédito, além de afetar sua credibilidade no mercado.
A Serasa não recomenda a exclusão de consultas. Acompanhe este artigo para saber os motivos.
O que são as consultas ao CPF?
Essas consultas indicam o grau de relacionamento com o mercado, não são negativações nem restrições ao CPF. Elas são importantes para as empresas saberem que você tem um relacionamento regular com o mercado.
Ao excluir as consultas, as empresas ficam sem saber que você se relaciona com o mercado, o que tende a prejudicar sua busca por crédito. Afinal, sem informações sobre sua vida financeira as empresas dificilmente lhe concederão crédito.
Quitar as dívidas, pagar as contas em dia, buscar crédito de forma cuidadosa e manter o Cadastro Positivo atualizado são boas práticas rumo ao Score alto.
Qual o impacto das consultas na pontuação do Score?
As consultas ao CPF para serviços de crédito representam 6% do cálculo total do Score.
Como o Score é uma pontuação que vai de zero a 1000, podemos dizer que a variação máxima devida a essas consultas é de 193 pontos. Reiteramos que essa oscilação na pontuação tende a ser recuperada com o tempo.
Importante: consultar o seu próprio Score não afeta em nada a pontuação; apenas as consultas feitas por empresas ao seu Score é que têm influência no cálculo.
Exclusão de consultas
Se você não reconhece alguma consulta feita em seu CPF e deseja excluí-la, siga o passo a passo desse artigo: https://ajuda.serasa.com.br/hc/pt-br/articles/4406519266189-Como-excluir-consultas-ao-meu-CPF