Caso você discorde de alguma informação de seu Cadastro Positivo, poderá solicitar a qualquer momento a revisão das informações. Esse pedido pode ser feito de forma online ou pelos Correios.
Confira o passo a passo de cada uma delas.
Online
1) Acesse o site https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo/, faça o login com seu CPF e senha.
2) Clique em Ver meu relatório completo.
3) Em Histórico de pagamentos selecione a opção Solicitar revisão. Verifique se a revisão que você está solicitando realmente se refere ao histórico de pagamento incorreto.
4) Selecione o(s) pagamento(s) que você deseja revisar e clique em Continuar.
5) Confirme as informações e clique em Continuar.
6) Agora selecione o motivo do pedido de revisão e a opção Continuar.
7) Vai aparecer uma mensagem com informações extras. Leia as orientações e, se ainda quiser seguir com o pedido, selecione Continuar. Se não quiser continuar, escolha a opção Voltar.
8) Agora preencha o campo com o valor corrigido e clique em Continuar.
9) Após ler a mensagem de envio, clique novamente em Continuar.
10) Agora é só clicar em Enviar pedido para finalizar o processo.
Atenção: após o envio da solicitação de revisão, não é possível cancelá-la.
Ao receber o pedido, a Serasa o repassará à empresa que originou as informações (fonte) para avaliação e correção. Se a contestação for procedente, a informação será corrigida pela empresa e disponibilizada pela Serasa.
A empresa tem até dois dias úteis para informar se acata ou não o pedido de correção de informações que constam no pedido de revisão. A partir disso, o prazo para correção e divulgação das informações é de 10 (dez) dias corridos.
Na tela principal do Cadastro Positivo você acompanha seus pedidos de revisão.
Via Correios
1) Baixe o modelo de solicitação de informações positivas no link https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/serasaexperian-site-institucional-wp-content/wp-content/uploads/20190917155750/PF_Revis%C3%A3o.pdf ou no anexo ao final deste artigo.
2) Preencha os campos com seus dados e as informações que devem ser revisadas.
3) Assine, reconheça firma em cartório e insira no mesmo envelope cópias autenticadas de seu CPF e RG ou de um documento oficial que tenha foto e os números de ambos.
O endereço para envio da correspondência é:
Serasa Experian – Cadastro Positivo
Avenida Doutor Heitor José Reali, 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur
CEP 13571-385 – São Carlos-SP
Ao receber a contestação, a Serasa a repassará à fonte que originou as informações para avaliação e correção. Se a contestação for procedente, a informação será corrigida pela empresa e disponibilizada pela Serasa.
Caso a empresa não se manifeste em 10 dias, a Serasa inibirá o contrato, ou seja, ele deixará de influenciar seu Serasa Score até que venha a resposta da empresa.