O Score é uma pontuação individual, que vai de 0 a 1000 e ajuda as instituições financeiras a decidir pela concessão de crédito. Ele indica ao mercado a chance de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos seis meses.
Quanto melhor o Score, menor o risco de falta de pagamento e, consequentemente, maior a chance de obtenção de crédito.
Antes de emprestar dinheiro a alguém, consideramos o comportamento financeiro da pessoa, não é mesmo? Essa lógica vale tanto para indivíduos como para empresas. É aí que entra o Serasa Score.
O Score é consultado pelas empresas financeiras quando você solicita um cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou pede a contratação de um serviço.
Informações consideradas na pontuação
Em geral, as informações consideradas para o cálculo do Score são:
- dívidas negativadas ou regularizadas recentemente;
- consultas ao CPF feitas por empresas;
- informações do Cadastro Positivo;
- dados cadastrais.
Seus hábitos de pagamento têm impacto direto na pontuação, e essas informações são obtidas por meio do Cadastro Positivo.
Importante: o Score em si não garante a aprovação de crédito, pois cada instituição financeira tem seus próprios critérios e políticas internas. A concessão de crédito é uma decisão tomada exclusivamente pela empresa, sem qualquer interferência da Serasa.
Quer saber tudo (tudo mesmo!) sobre o Score 2.0? Baixe o Manual do Score oficial da Serasa pelo link https://www.serasa.com.br/score/manual-do-score-serasa.