A internet é composta basicamente por três níveis (Web Pública, Deep Web e Dark Web).
Web Pública (ou Surface Web) é o nível em que a maior parte das pessoas navega, faz compras, acessa redes sociais e busca informações.
A Deep Web é o próximo nível, que representa 90% de tudo que está online. Apesar da grande presença desses conteúdos na web, eles não são localizados pelo Google e outros buscadores. Assim, não são facilmente acessáveis. Porém, nem tudo que está na Deep Web é ilegal.
Alguns exemplos de uso da Deep Web são:
• sites internos de empresas;
• intranet escolar;
• bases de dados online.
Já na Dark Web existem páginas de difícil acesso, o que faz dela um local frequentado por hackers e criminosos virtuais. Isso porque o anonimato ajuda a roubar informações e outros materiais ilegais.
Qual risco você está correndo?
Seu e-mail pode ser a porta de entrada para outras informações, como nome completo, endereço residencial, CPF, passaporte e renda. Com esses dados, ladrões de identidade podem realizar compras em seu nome, vincular seu CPF a crimes, além de colocar em risco seu patrimônio.
Como a Serasa encontra meus documentos na Dark Web?
O Serasa Premium utiliza a tecnologia proprietária Cyber Agent, que atua como um vigilante da internet que detecta informações pessoais expostas indevidamente. Esse recurso alerta pessoas e empresas a respeito de possíveis atividades mal-intencionadas.
Saiba mais sobre o Premium em www.serasa.com.br/premium.