Fraude é um assunto que sempre requer atenção redobrada, não é mesmo? É fundamental manter alguns cuidados para evitar qualquer transtorno ou prejuízo decorrente de ações fraudulentas.
Se você desconfiar de atividades fraudulentas e desejar fazer uma denúncia, utilize o canal específico criado para facilitar a comunicação sobre fraudes associadas ao nome da Serasa: https://www.serasa.com.br/contra-fraudes/
Confira informações importantes para evitar fraudes que envolvam o nome da Serasa e outras empresas.
1) Ao receber e-mail ou SMS da Serasa, verifique a autenticidade.
Quando receber e-mails da Serasa, certifique-se de que são dos domínios oficiais @mail.serasa.com.br ou @news.serasa.com.br.
As mensagens por SMS da Serasa são enviadas por um destes números: 25562, 28525, 29697 e 29698.
2) Durante ou após a simulação pelo Serasa Crédito, não é exigido depósito bancário nem qualquer outra forma de pagamento para liberação do pedido.
Na plataforma do Serasa Crédito, é possível simular pedidos online, mas a Serasa nunca solicita qualquer pagamento em dinheiro em troca de crédito.
A análise do pedido de crédito é feita pela própria empresa parceira do Serasa Crédito, e não pela Serasa. De qualquer forma, vamos informar ao consumidor o prazo de resposta quando a empresa credora concluir a análise do contrato de crédito.
3) A Serasa nunca envia cobranças pelo WhatsApp.
A Serasa nunca realiza cobranças pelo WhatsApp, mas você pode utilizar esse canal para realizar negociações de dívidas disponíveis no Serasa Limpa Nome. Para isso basta nos procurar no número (11) 99575-2096 e negociar diretamente pelo WhatsApp.
Dica: antes de iniciar a conversa, confira se a conta do WhatsApp tem o selo de verificação.
4) Não existe, em hipótese alguma, pagamento para aumentar Score.
A Serasa nunca oferece aumento de Score em troca de qualquer tipo de pagamento. O Score é um serviço gratuito e não é possível aumentá-lo num passe de mágica.
Para que seu Score aumente, é necessário ter novos hábitos financeiros, como solicitar crédito de forma consciente, regularizar dívidas em seu nome e realizar o pagamento de suas contas em dia.
5) Cuidado com mensagens enviadas por falsos colaboradores da Serasa.
Outra forma de tentativa de fraude ocorre quando alguém tenta se passar por colaboradores da Serasa a fim de obter informações pessoais ou tentar receber algum pagamento indevido.
Nossa orientação é que você fale somente com perfis oficiais da Serasa(com o selo de verificação), pois são os únicos que nossos colaboradores estão autorizados a usar na comunicação com os consumidores.
6) Cuidado com postagens que prometem limpar seu nome.
Como dissemos anteriormente, a Serasa não realiza nenhum tipo de cobrança para aumentar a pontuação de seu Score ou limpar seu nome. Não acredite em falsas promessas ou em formas “milagrosas” de limpar seu nome ou aumentar seu Score.
7) A Serasa não negocia dívidas, consultas de CPF ou aumento de Score por meio de sites de compra e venda.
Todas as ações da Serasa para facilitar a vida do consumidor estão anunciadas em nossos canais oficiais. Tome cuidado com falsos anúncios em sites de compra e venda. Acompanhe nossas ofertas no site da Serasa.
Para se blindar contra fraudes, confira mais algumas dicas valiosas.
1) Desconfie de ofertas muito atraentes que chegam via rede social, telefone ou e-mail até você.
2) Evite utilizar aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas de internet.
3) Não clique em links de origem suspeita (por e-mail ou SMS).
4) Acesse nosso validador de boletos para confirmar se o acordo que você realizou é realmente da Serasa. Conferir código de pagamentos
5) Por último, mas não menos importante: sempre contate nossos canais oficiais em caso de dúvida ou suspeita de fraude: Central de Ajuda ou pelo telefone (11) 3003-6300. 😉
Caso tenha uma suspeita de fraude e queira reportá-la, acesse o canal criado para facilitar a denúncia de fraudes que usam o nome da Serasa: https://www.serasa.com.br/contra-fraudes/