O aviso de documento extraviado deve ser criado nos casos em que seus documentos ou cheque foram perdidos, roubados ou extraviados. Lembramos que, atualmente, essa funcionalidade está disponível exclusivamente através do site. Confira o passo a passo para ativá-lo:
1) Acesse o site Serasa.com.br e faça o Login com CPF e senha.
2) Na aba Soluções, acesse a opção Acessar Documentos Extraviados.
3) Preencha o formulário para ativação. Atenção: na data da ocorrência somente é possível registrar perda/roubo de documentos de no máximo 12 meses antes.
4) Preencha o tipo de documento. Com isso, serão solicitadas algumas informações conforme o documento selecionado.
5) Confirme os dados do documento. Atenção: após ativar o aviso, não é possível alterar suas informações. Caso precise realizar algum ajuste, é necessário excluir o aviso e cadastrar um novo.
6) Confirme seus dados cadastrais e pronto!
Após a conclusão do aviso, você poderá acompanhar o status da sua solicitação e histórico de avisos na página inicial da funcionalidade.
Importante:
- A criação de um aviso de Documento Extraviado no ecossistema da Serasa substitui os fluxos de criação de alerta provisório e alerta permanente, que passam a estar indisponíveis. Fique tranquilo! Se você realizou a ativação pelo fluxo anterior, o alerta permanecerá válido no fluxo novo.
- Embora ajude a evitar fraudes, o aviso não impede negativações na Serasa. O objetivo do serviço é informar as empresas conveniadas sobre o ocorrido com sua documentação ou cheque, podendo influenciar nas decisões de crédito em seu CPF.
- Esse serviço não é oferecido a menores de 18 anos, incluindo emancipados.
- O aviso de documentos tem validade de cinco anos e o aviso de cheque tem validade de três dias úteis; caso ainda queira manter um aviso em seu documento após esse período, você poderá renová-lo por mais 5 anos (exceto para cheques, cuja renovação não é aplicável).
- No caso do aviso de cheques, é necessário também procurar sua agência bancária para sustar o cheque. O banco informará automaticamente à Serasa, que alertará as empresas parceiras.