A Serasa recebe as informações de baixa das ações judiciais diretamente dos tribunais. No entanto, se a anotação ainda consta no seu CPF mesmo após um acordo ou extinção do processo, siga este passo a passo para regularizar sua situação.
Quando a Serasa baixa uma ação judicial?
Se a ação foi extinta ou houve um acordo entre as partes e ele foi homologado pelo juiz, a Serasa recebe essa informação e atualiza os dados. Porém, se isso não aconteceu automaticamente, você pode solicitar a regularização.
Como regularizar sua ação judicial no Serasa?
- Verifique os dados do processo: anote o número do processo, o valor e quem entrou com a ação.
- Consulte a situação do processo: acesse o site do Tribunal de Justiça e confira se o processo já foi finalizado. Caso tenha sido, guarde um comprovante, como a Certidão de Objeto e Pé ou o documento oficial do tribunal.
- Envie os documentos para a Serasa: você pode enviar de duas formas:
- Online: envie sua documentação pela Central de Ajuda. Preencha os dados e anexe os documentos.
- Correios: escreva uma carta simples com seu nome, CPF, endereço e motivo da solicitação. Envie para:
Avenida Doutor Heitor José Reali, 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur
CEP 13571-385 - São Carlos-SP
O que fazer se você não reconhece a ação judicial?
Caso a ação não seja sua, você pode solicitar a correção dos dados. Para isso, envie um requerimento detalhado explicando a situação, junto com um documento com foto e número do CPF.
Após o recebimento da documentação, a Serasa analisará o caso e fará a atualização necessária.