Não necessariamente. Existem vários motivos pelos quais algumas empresas efetuam consultas a seu CPF de forma legal. Podem ocorrer situações em que a intenção da consulta é a prática de uma ação ilegal, mas é aí que o Serasa Premium entra em ação e mantém seu CPF protegido. 😉
Seu CPF pode ter sido consultado de forma legal por empresas:
• de concessão de crédito que desejam saber a situação de seu CPF;
• que estão vendendo produtos de forma parcelada ou com pagamento de cheques e querem conhecer seu histórico de pagamento;
• que veem você como um potencial cliente para determinados produtos ou serviços;
• seguradoras que verificam sua situação financeira para o caso de você solicitar a renovação de seguro de casa, carro, vida etc.
Caso você desconheça alguma ação que justifique uma consulta a seu CPF, isso pode indicar uma situação de risco. Fique atento, pois alguém pode estar utilizando seu CPF para obter serviços sem sua autorização.
Nesse caso o mais indicado é entrar em contato com a empresa que consultou o CPF e solicitar informações sobre o motivo da consulta. Com uma simples busca na internet você encontra o telefone de contato, endereço e ramo da empresa.
Caso você necessite de orientações adicionais, pode entrar em contrato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 3003-6300 ou falar com um especialista do Serasa Premium, pelo 3003-6300 (opção 1).
Vale lembrar que os detalhes sobre o motivo dessas consultas, ou mais informações sobre as empresas, são somente de conhecimento da própria empresa que efetuou as consultas.